Consolidar vários créditos num só é uma solução que o pode ajudar a poupar. Saiba como funciona a consolidação de créditos.
O que é um crédito consolidado?
Um crédito consolidado consiste num crédito pessoal que junta vários financiamentos num só e que, por norma, reúne melhores condições. Isto porque a taxa deste crédito é mais baixa do que a média das taxas dos outros créditos.
Passa a pagar uma única prestação em que o valor é mais baixo do que as prestações individuais dos créditos que consolidou. Pode conseguir reduzir as suas prestações mensais até 60%.
Para que possa contratar um crédito consolidado, é necessário ter mais de dois financiamentos além do crédito habitação. Por norma, podem ser cartões de crédito ou outros tipos de créditos pessoais sem finalidade ou crédito automóvel.
Contudo, é necessário cumprir certos requisitos para que possa consolidar os seus créditos. A instituição bancária vai verificar previamente se está elegível para contratar este crédito, para que possa aprovar com um risco diminuído.
Quais os requisitos para fazer uma consolidação de créditos?
1. Não pode estar em incumprimento
Antes de aprovar o seu crédito consolidado, o banco vai verificar se o seu nome está na lista negra do Banco de Portugal. Caso esteja, não reúne as condições necessárias para contrair um novo crédito.
Neste caso, deve tentar liquidar primeiro as suas dívidas, para que possa depois ponderar esta hipótese. Uma solução que tem é tentar renegociar as condições dos seus créditos atuais, para tentar regularizar a sua situação financeira.
2. Tem de ter dois ou mais créditos
Para que possa contrair este crédito, já tem de ter dois ou mais créditos contratados, seja cartões de crédito, créditos pessoais ou automóvel.
Ou seja, além do crédito habitação, este produto destina-se a quem tem dois ou mais financiamentos e pretende reduzir o encargo mensal com as prestações.
3. Situação profissional segura
Outro fator que o banco analisa é a estabilidade da sua situação profissional. Caso esteja numa situação de desemprego ou com um contrato com termo que possa vir a terminar brevemente, é menos provável que o banco venha a aprovar o seu crédito consolidado.
Também verificam se tem, por exemplo, mais despesas do que receitas, através da taxa de esforço. Caso a taxa seja alta, a instituição bancária considera-o um cliente de risco.
Se pondera consolidar os seus créditos, fale connosco. Veja os nossos contactos aqui!